Segundo fator de autenticação bloqueia 100% de hacks via bot, diz Google

24/05/2019


O Google afirmou hoje (24) que o segundo fator de autenticação (2FA) é a bala de prata da cibersegurança contra ataques hacker de bots. O 2FA é disponibilizado para quase todos os serviços online que você usa, como o WhatsApp e Facebook — e, caso você não tenha configurado ainda, faça o mais rápido possível.

Como ele funciona: mesmo que alguém adivinhe a sua senha, ao tentar logar na sua conta, você recebe uma mensagem secundária em seu smartphones via SMS ou app de autenticação para o desbloqueio. É como uma segunda porta de proteção.

Segundo o Google, em parceria com a Universidade de Nova York e a Universidade da Califórnia, descobriu após pesquisa mais detalhes sobre a eficácia do segundo fator de autenticação.

O 2FA via SMS simplesmente bloqueia 100% dos ataques automizados, 96% dos ataques de phishing e 76% dos ataques direcionados a um alvo. Este último engloba ataques coordenados por hackers que buscam atingir uma única pessoa.

O 2FA via prompt — aquela imagem que aparece na tela do seu celular pedindo para você clicar “SIM” ou “NÃO” quando faz um novo login — aumenta ainda mais a segurança e tem os seguintes números, respectivamente: 100%, 99% e 90%.

A única maneira de conseguir 100% nas três categorias pesquisadas pelo Google é a utilização de uma chave de segurança física, algo que ainda está engatinhando no Brasil.

Fonte: Tecmundo | 24/05/2019